terça-feira, 9 de junho de 2020

Semana 04 ,6ºano

Escola Estadual Deputado Agenor Ludgero Alves

Série: 6º ano

Plano de Estudo Tutorado (PET)



É uma apostila mensal de orientação de estudos com atividades que poderão ser feitas em casa.

Obs: Esse material já foi encaminhado aos alunos


Com objetivo de facilitar estou postando as atividades semanais aqui no blogger

Caso não tenha recebido a apostila PET , entrar em contato com o professor

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Números 

OBJETO DE CONHECIMENTO: Sistema de numeração decimal: características, leitura, escrita e comparação de números naturais e de números racionais representados na forma decimal.

Atividades semana 04

Atividades páginas 23 a 27 do PET

ATIVIDADES

 A vírgula divide o número em duas partes: parte inteira (antes da vírgula) e parte decimal (depois da vírgula) 

Exemplo: Maria organizou as fichas assim: 

3 CÉDULAS DE 10 REAIS + DUAS MOEDAS DE 10 CENTAVOS 

Maria formou o número 30,2. Onde 30 é a parte inteira e 2 é a parte decimal. A vírgula é o indicativo de onde está a ordem das unidades. É por isso que o zero à direita da vírgula, depois do último algarismo, não altera o número. Da mesma forma que zero à esquerda, na parte inteira, não altera o número. 

Pense um pouco: 

1. O que é parte inteira e o que é parte decimal? _______________________________________________________________________________
2. Qual o papel da vírgula? ________________________________________________________________________________3. A posição do zero faz diferença em todos os números? ________________________________________

4. Complete a tabela





Se você escrever o número 3,02 é exatamente igual ao número 3,020. Da mesma forma que se você escrever 032,54 ou 32,54 são números iguais. 

Repare que a vírgula é sempre ao final da ordem das unidades. 

Pense um pouco. 

a) Quais são as partes do número decimal? 


b) Qual número decimal você considera que é o maior dos números da tabela? Por quê? 


c) Escreva por extenso todos os números da tabela da atividade 4. 25 d) Você já viu algum número decimal em texto, charges, encarte ou folhetos no seu dia a dia? ________________________________________________________________________________e) Crie um encarte, no espaço abaixo, envolvendo número decimal. 


ATIVIDADE 5 - 

Componha os números abaixo: a) Sete centenas + duas dezenas + cinco unidades + seis décimos = ________________________________________________________________________________b) Uma centena + sete dezena + vinte e sete centésimos = _____________________________________________________________________________
c) Três centenas + oito unidades + cinco milionésimos = ________________________________________________________________________________d) Cinco centenas + quatro dezenas + seis unidades + trinta e quatro centésimos milésimos = ________________________________________________________________________________e) Oito centenas + cinco dezenas + nove unidades + sessenta e sete décimos milésimos = ______________________________________________________________________________
f) Duas centenas + sete dezenas + três unidades + três milésimos = ________________________________________________________________________________g) Cinco centenas + nove dezenas + sete décimos = _______________________________________________________________________________
ATIVIDADE 6 

- Decomponha os números abaixo: a) Quarenta e seis inteiros e sete décimos = _______________________________________________________________________________
b) Trinta e nove inteiros e sessenta e sete décimos milésimos = ________________________________________________________________________________c) Oitocentos e vinte e quatro inteiros e vinte e sete centésimos = _______________________________________________________________________________
d) Seiscentos e trinta inteiros e cinco milionésimos = _______________________________________________________________________________
e) Noventa e três inteiros e trinta e quatro centésimos milésimos = ________________________________________________________________________________
f) Quatrocentos e cinco inteiros e três milésimos = ________________________________________________________________________________g) Setenta e dois inteiros e quatro centésimos milésimos = ________________________________________________________________________________ATIVIDADE 7 
- Decomponha os números abaixo: 

a) 77,23 = ________________________________________b) 98,12 = ________________________________________c) 482,1254 = ________________________________________d) 734,875 = ________________________________________e) 103,0002546 = _______________________________________
f) 57,8 = ________________________________________________________________________________g) 340 = _______________________________________________________________________________
ATIVIDADE 8 - 

Componha os números abaixo 

a) 300 + 30 + 9 +0,8 + 0,08 + 0,009 = ________________________________________b) 600 + 90 + 0,0002 = ______________________________________
c) 100 + 40 + 2 + 0,5 + 0,08 + 0,0007 = ________________________________________d) 200 + 8 + 0,005 = ________________________________________e) 400 + 50 + 0, 08 + 0,00006 + 0,00000008 = ________________________________________
f) 700 + 3 + 0,04 = ____________________________________
g) 500 + 30 + 4 + 0,1 = ____________________________________
ATIVIDADE 9 

- Entre os números que você compôs na atividade anterior (atividade 8): 

a) Qual é o maior? ___________________________________________________________________ 
b) Qual é o menor? _________________________

Data de entrega: Até 12/06

Neste momento o esforço e compromisso com o estudo e atividades irão fazer toda diferença e te conduzirá ao aprendizado 

Acredito você é capaz

Atenciosamente

Prof: Flávio Rezende

Nenhum comentário:

Postar um comentário