Oficina de matemática (fixação)
Prof: Flávio Rezende Salgado
Titulo/tema: Multiplicação e Critérios de
divisibilidade.
Data/período: 08/07/2013 – 8 aulas
Turma: 6° ano
Abrangência: Acompanhamento pedagógico –
matemática
Objetivos/capacidades:
1.2. Utilizar os critérios
de divisibilidade por 2, 3, 5,9 e 10.
1.4. Representar a relação entre dois números naturais em
termos de quociente e resto.
Material: Tampinhas de garrafas ou
material dourado, folha de papel sulfit.
Desenvolvimento
Introdução
do tema: Por ser uma oficina de fixação, será feito um novo
levantamento de conhecimento em duas etapas na primeira sobre multiplicação e
sua aplicação e na segunda etapa sobre critérios de divisibilidade.
Vivência:
Será
proposto aos alunos confecção de um jogo “batalha da multiplicação”,isto para
primeira etapa,já na segunda será apresentado para os alunos em forma de slides
os critérios de divisibilidade e após um jogo de dominó para trabalhar
critérios de divisibilidade.
-Usando uma folha de papel sulfit dobrar em
oito partes e cada aluno irá desenhar em cada uma das partes um símbolo ou
figura qualquer que ele desejar e enumerar as cartas de um a dez uma segunda
folha será usada, pois serão preciso 10 cartas após confeccionar o professor
passará as regras.
- A segunda etapa que é sobre critérios de
divisibilidade após a abordagem do tema através dos slides, será dado aos
alunos uma folha xerocada de um dominó de critérios de divisibilidade cada
aluno irá recortar e colar seguindo os critérios de divisibilidade montando
assim a trilha,segue regras do dominó se caso forem colar em forma de jogo.
- Para concluir a fixação será proposto aos
alunos formarem um circulo e o professor trabalhará uma dinâmica chamada “o tal
da multiplicação” ,que consiste em dar aos alunos cartas com um valor numérico
e o seguinte dizer:Ex: Eu sou ... quem
comigo multiplica para que eu seja
.... O aluno que tiver o valor deve se levantar e dizer: EU sou o .... ai esse aluno tomará o
centro do circulo e o outro volta a sentar e assim sucessivamente.
Sistematização:
Cada
grupo fará e apresentará um relatório de conclusão da oficina.
O que achou da oficina? Acrescentou-se lhe o conhecimento?
Critérios de divisibilidade facilitam na hora de dividir
um número?
Avaliação:
Se
dará a partir do relatório apresentado.
Dominó de critério de divisibilidade
2
|
267
|
3
|
355
|
5
|
332
|
2
|
340
|
10 ou 5
|
123
|
3
|
75
|
5
|
412
|
2
|
2538
|
9 ou 3
|
145
|
5
|
7060
|
10 ou 5
|
96
|
3
|
1002
|
2
|
735
|
5
|
80
|
10 ou 5
|
68
|
2
|
4932
|
3 ou 9
|
15
|
3
|
27
|
3 ou 9
|
115
|
5
|
310
|
5 ou 10
|
12
|
2 ou 3
|
35
|
5
|
18
|
2 ou 3
|
609
|
3
|
279
|
3 ou 9
|
24
|
2 ou 3
|
105
|
3 ou 5
|
405
|
3, 5 e 9
|
35
|
5
|
104
|
Dinâmica de multiplicação "O tal da multiplicação"
EU
SOU O 2 QUEM COMIGO MULTIPLICA
PARA QUE EU ME TORNE 8
|
EU
SOU O 4 QUEM COMIGO MULTIPLICA
PARA QUE EU ME TORNE 12
|
EU
SOU O 3 QUEM COMIGO MULTIPLICA
PARA QUE EU ME TORNE 15
|
EU
SOU O 5 QUEM COMIGO MULTIPLICA
PARA QUE EU ME TORNE 30
|
EU
SOU O 6 QUEM COMIGO MULTIPLICA
PARA QUE EU ME TORNE 42
|
EU
SOU O 7 QUEM COMIGO MULTIPLICA
PARA QUE EU ME TORNE 56
|
EU
SOU O 8 QUEM COMIGO MULTIPLICA
PARA QUE EU ME TORNE 72
|
EU
SOU O 9 QUEM COMIGO MULTIPLICA
PARA QUE EU ME TORNE 9
|
EU
SOU O 1 QUEM COMIGO MULTIPLICA
PARA QUE EU ME TORNE 4
|
EU
SOU O 4 QUEM COMIGO MULTIPLICA
PARA QUE EU ME TORNE 20
|
EU
SOU O 5 QUEM COMIGO MULTIPLICA
PARA QUE EU ME TORNE 35
|
EU
SOU O 7 QUEM COMIGO MULTIPLICA
PARA QUE EU ME TORNE 63
|
EU
SOU O 9 QUEM COMIGO MULTIPLICA
PARA QUE EU ME TORNE 54
|
EU
SOU O 6 QUEM COMIGO MULTIPLICA
PARA QUE EU ME TORNE 18
|
EU
SOU O 3 QUEM COMIGO MULTIPLICA
PARA QUE EU ME TORNE 24
|
EU
SOU O 8 QUEM COMIGO MULTIPLICA
PARA QUE EU ME TORNE 40
|
EU
SOU O 5 QUEM COMIGO MULTIPLICA
PARA QUE EU ME TORNE 45
|
EU
SOU O 9 QUEM COMIGO MULTIPLICA
PARA QUE EU ME TORNE 27
|
EU
SOU O 3 QUEM COMIGO MULTIPLICA
PARA QUE EU ME TORNE 21
|
EU
SOU O 7 QUEM COMIGO MULTIPLICA
PARA QUE EU ME TORNE 28
|
EU
SOU O 4 QUEM COMIGO MULTIPLICA
PARA QUE EU ME TORNE 32
|
EU
SOU O 8 QUEM COMIGO MULTIPLICA
PARA QUE EU ME TORNE 64
|
EU
SOU O 8 QUEM COMIGO MULTIPLICA
PARA QUE EU ME TORNE 8
|
EU
SOU O 1 QUEM COMIGO MULTIPLICA
PARA QUE EU ME TORNE 6
|
EU
SOU O 6 QUEM COMIGO MULTIPLICA
PARA QUE EU ME TORNE 36
|
EU
SOU O 6 QUEM COMIGO MULTIPLICA
PARA QUE EU ME TORNE 24
|
EU
SOU O 4 QUEM COMIGO MULTIPLICA
PARA QUE EU ME TORNE 36
|
EU
SOU O 9 QUEM COMIGO MULTIPLICA
PARA QUE EU ME TORNE 81
|
EU
SOU O 9 QUEM COMIGO MULTIPLICA
PARA QUE EU ME TORNE 18
|
EU
SOU O 2 QUEM COMIGO MULTIPLICA
PARA QUE EU ME TORNE 4
|
ajudou muito
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