terça-feira, 10 de setembro de 2013

Oficina:Multiplicação e Critérios de divisibilidade

Oficina de matemática (fixação)
Prof: Flávio Rezende Salgado

Titulo/tema: Multiplicação e Critérios de divisibilidade.
Data/período: 08/07/2013 – 8 aulas
Turma: 6° ano
Abrangência: Acompanhamento pedagógico – matemática
Objetivos/capacidades:
1.2. Utilizar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 5,9 e 10.
1.4. Representar a relação entre dois números naturais em termos de quociente e resto.
Material: Tampinhas de garrafas ou material dourado, folha de papel sulfit.
Desenvolvimento
Introdução do tema: Por ser uma oficina de fixação, será feito um novo levantamento de conhecimento em duas etapas na primeira sobre multiplicação e sua aplicação e na segunda etapa sobre critérios de divisibilidade.
Vivência: Será proposto aos alunos confecção de um jogo “batalha da multiplicação”,isto para primeira etapa,já na segunda será apresentado para os alunos em forma de slides os critérios de divisibilidade e após um jogo de dominó para trabalhar critérios de divisibilidade.
-Usando uma folha de papel sulfit dobrar em oito partes e cada aluno irá desenhar em cada uma das partes um símbolo ou figura qualquer que ele desejar e enumerar as cartas de um a dez uma segunda folha será usada, pois serão preciso 10 cartas após confeccionar o professor passará as regras.
- A segunda etapa que é sobre critérios de divisibilidade após a abordagem do tema através dos slides, será dado aos alunos uma folha xerocada de um dominó de critérios de divisibilidade cada aluno irá recortar e colar seguindo os critérios de divisibilidade montando assim a trilha,segue regras do dominó se caso forem colar em forma de jogo.
- Para concluir a fixação será proposto aos alunos formarem um circulo e o professor trabalhará uma dinâmica chamada “o tal da multiplicação” ,que consiste em dar aos alunos cartas com um valor numérico e o seguinte dizer:Ex: Eu sou ... quem comigo multiplica para que eu seja .... O aluno que tiver o valor deve se levantar e dizer: EU sou o .... ai esse aluno tomará o centro do circulo e o outro volta a sentar e assim sucessivamente.
Sistematização: Cada grupo fará e apresentará um relatório de conclusão da oficina.
O que achou da oficina?       Acrescentou-se lhe o conhecimento?
Critérios de divisibilidade facilitam na hora de dividir um número?

Avaliação: Se dará a partir do relatório apresentado.



Dominó de critério de divisibilidade


2
267
3
355
5
332
2
340
10 ou 5
123
3
75
5
412
2
2538
9 ou 3
145
5
7060
10 ou 5
96
3
1002
2
735
5
80
10 ou 5
68
2
4932
3 ou 9
15
3
27
3 ou 9
115
5
310
5 ou 10
12
2 ou 3
35
5
18
2 ou 3
609
3
279
3 ou 9
24
2 ou 3
105
3 ou 5
405
3, 5 e 9
35
5
104


Dinâmica de multiplicação "O tal da multiplicação"


EU SOU O 2 QUEM COMIGO MULTIPLICA PARA QUE EU ME TORNE  8
EU SOU O 4 QUEM COMIGO MULTIPLICA PARA QUE EU ME TORNE  12
EU SOU O 3 QUEM COMIGO MULTIPLICA PARA QUE EU ME TORNE  15
EU SOU O 5 QUEM COMIGO MULTIPLICA PARA QUE EU ME TORNE  30
EU SOU O 6 QUEM COMIGO MULTIPLICA PARA QUE EU ME TORNE  42
EU SOU O 7 QUEM COMIGO MULTIPLICA PARA QUE EU ME TORNE  56
EU SOU O 8 QUEM COMIGO MULTIPLICA PARA QUE EU ME TORNE  72
EU SOU O 9 QUEM COMIGO MULTIPLICA PARA QUE EU ME TORNE  9
EU SOU O 1 QUEM COMIGO MULTIPLICA PARA QUE EU ME TORNE  4
EU SOU O 4 QUEM COMIGO MULTIPLICA PARA QUE EU ME TORNE  20
EU SOU O 5 QUEM COMIGO MULTIPLICA PARA QUE EU ME TORNE  35
EU SOU O 7 QUEM COMIGO MULTIPLICA PARA QUE EU ME TORNE  63
EU SOU O 9 QUEM COMIGO MULTIPLICA PARA QUE EU ME TORNE  54
EU SOU O 6 QUEM COMIGO MULTIPLICA PARA QUE EU ME TORNE  18
EU SOU O 3 QUEM COMIGO MULTIPLICA PARA QUE EU ME TORNE  24
EU SOU O 8 QUEM COMIGO MULTIPLICA PARA QUE EU ME TORNE  40
EU SOU O 5 QUEM COMIGO MULTIPLICA PARA QUE EU ME TORNE  45
EU SOU O 9 QUEM COMIGO MULTIPLICA PARA QUE EU ME TORNE  27
EU SOU O 3 QUEM COMIGO MULTIPLICA PARA QUE EU ME TORNE  21
EU SOU O 7 QUEM COMIGO MULTIPLICA PARA QUE EU ME TORNE  28
EU SOU O 4 QUEM COMIGO MULTIPLICA PARA QUE EU ME TORNE  32
EU SOU O 8 QUEM COMIGO MULTIPLICA PARA QUE EU ME TORNE  64
EU SOU O 8 QUEM COMIGO MULTIPLICA PARA QUE EU ME TORNE  8
EU SOU O 1 QUEM COMIGO MULTIPLICA PARA QUE EU ME TORNE  6
EU SOU O 6 QUEM COMIGO MULTIPLICA PARA QUE EU ME TORNE  36
EU SOU O 6 QUEM COMIGO MULTIPLICA PARA QUE EU ME TORNE  24
EU SOU O 4 QUEM COMIGO MULTIPLICA PARA QUE EU ME TORNE  36
EU SOU O 9 QUEM COMIGO MULTIPLICA PARA QUE EU ME TORNE  81
EU SOU O 9 QUEM COMIGO MULTIPLICA PARA QUE EU ME TORNE  18
EU SOU O 2 QUEM COMIGO MULTIPLICA PARA QUE EU ME TORNE  4


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